A Estratégia para a Governação Digital de Cabo Verde visa alcançar um objetivo macro, consolidado no que usualmente é designado por Visão.
A visão orientadora da estratégia para a governação digital, de uma forma concisa, se formula do seguinte modo:
Cada qualificativo nesta frase — digital, ágil, capaz, resiliente, confiável, transparente, próximo, orientado ao cidadão e às empresas — tem raízes documentadas nessa análise, o que lhe confere uma autoridade e valor normativo específico.
A Visão possui também um papel determinante e bastante necessário na execução saudável da estratégia: o de comunicar com diversos atores, tanto com aqueles que a executam quanto os que são afetados pelos seus resultados. Quanto a estes, outras perguntas são propostas, por exemploA Visão almejada pela Estratégia para a Governação Digital gera valor para mim, cidadão ou empresário?
A etapa Definição de Visão ocorre após um grande esforço de Diagnóstico e Análise de Contexto do país capitalizando, portanto, nos seus resultados. Esse esforço incluiu a realização de entrevistas com atores chave, uma ampla pesquisa documental, a aplicação de questionários e outros instrumentos de recolha de dados, além de duas oficinas SWOT (simultâneas).
Processo de elaboração – diagonóstico e análise de contexto.
Um Cabo Verde digital, Um Estado ágil, capaz, resiliente, confiável e transparente, mais próximo em todas as etapas de vida dos cidadãos e das empresas.